Escola Municipal Said Albeny

Escola Municipal Said Albeny

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Texto Linear - O que é?

Durante uma aula de informática pesquisamos sobre o conceito de Texto Linear segue abaixo nossas descobertas.

TEXTO LINEAR

A estrutura linear é, sem dúvida, a mais utilizada por ser a mais ensinada nas escolas. Nela ficam bem caracterizadas as partes do ensaio, principalmente a conclusão. Mas não é o único tipo de estrutura que podemos usar. Em determinados casos, ela não é a mais adequada, podendo ser substituída por outras mais apropriadas ao desenvolvimento de um tema — como a estrutura cíclica ou a cíclico-linear. Além dessas estruturas básicas, existem outras, como a linear paralela, a jornalística e a de colagem, que podem ser usadas em algumas situações especiais. Essas são estruturas variantes das básicas e confirmam que o ensaio não é uma forma tão rígida como parece à primeira vista.

Na estrutura linear as idéias têm peso e função bem diferenciados.
Cada idéia se relaciona com a anterior e também com a posterior.
As idéias, os dados, as informações ou as inferências conduzem o leitor para a questão principal, que está sempre na conclusão.
O pensamento do leitor é direcionado:
No ensaio linear, o autor do texto vai induzindo o leitor a determinadas conclusões. Por ter esse caráter indutivo, a estrutura linear é a mais utilizada em textos didáticos. Quando o redator do texto usa essa estrutura, ele espera que o leitor acompanhe seu raciocínio passo a passo, e só no final entenda todo o seu significado ou onde se quer chegar.

Como identificar o texto linear:
Nesse tipo de texto, as idéias são identificadas com clareza. Podem ser introdutórias, de desenvolvimento ou conclusivas. A conclusão é formada por uma ou mais idéias resultantes de uma argumentação que veio sendo construída desde a introdução.

O objetivo é que o interesse do leitor cresça a cada passo.
Por essa razão, o trabalho nunca será satisfatório se a sua
conclusão for redundante ou repetitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário